Especial

9 pontos-chave para:

Escolher uma comercializadora varejista

Com a abertura do MLE para consumidores de todas as cargas, a escolha da comercializadora varejista ideal se torna crucial para garantir economia, confiabilidade e um futuro energético mais sustentável. Este especial te acompanhará em cada etapa dessa jornada, desde a compreensão dos principais pontos a serem considerados até a seleção da comercializadora ideal para as necessidades estratégicas do seu negócio.

1º ponto: por que e quando vou precisar de uma comercializadora?

Se sua empresa tem interesse em economizar nos custos com energia fazendo a migração do mercado cativo para o Mercado Livre de Energia, em geral, você irá precisar de uma comercializadora.
Mas, é importante entender que: a forma como essa comercializadora participa na sua estratégia energética pode variar a partir de aspectos de: sua modalidade de consumo; modelo de serviço que você contratou, ou ainda, as decisões da sua estratégia na gestão da energia.

Mas, antes: você sabe o que é e o que faz uma comercializadora?

Neste vídeo, Gabriela Martin, Analista de Mercado de Energia, explica as vantagens e o funcionamento da contratação de uma comercializadora varejista de energia. Descubra como essa modalidade elimina a burocracia com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e garante mais economia no Ambiente de Contratação Livre (ACL).

2º ponto: o que muda a partir da modalidade do meu consumo?

De acordo com o CEO de uma das principais comercializadoras varejistas do país, Guilherme Perdigão da Prime Energy, “a ampliação do Mercado livre de Energia aos clientes de baixa tensão vai tornar os consumidores mais engajados no processo de transição energética”.
Mas você sabia que existem dois tipos de migração principais para o Mercado Livre de Energia? Eles são o Modelo Atacadista e o Modelo Varejista.
Portanto, em relação ao papel da comercializadora, é importante saber que em cada um dos casos a atribuição de gestão e operação do cliente vai se distinguir.

Modelo Atacadista:

Voltado para grandes consumidores:
Empresas com consumo acima de 3.000 kWh/mês.
Modelo com maior liberdade e responsabilidade:
O consumidor escolhe livremente a comercializadora e a usina geradora.
O consumidor é responsável pela gestão de sua conta na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Maior potencial de economia, mas exige conhecimento e expertise no Mercado Livre de Energia.
A atuação da comercializadora é pontual:
A comercializadora atua apenas na compra e venda de energia, com menos serviços adicionais.
O consumidor assume a responsabilidade por tarefas como atendimento ao cliente, gestão de custos e acompanhamento do mercado.

Modelo Varejista:

Ideal para consumidores de todos os portes:
(desde que conectados em alta e média tensão).
Maior praticidade e comodidade:
A comercializadora atua como intermediária entre o consumidor e o mercado livre, assumindo diversas responsabilidades.
A comercializadora cuida da gestão da conta na CCEE, fornecendo suporte completo ao cliente.
Maior segurança e previsibilidade, com preços fixos e planos personalizados.

3º ponto: Como se dá a migração na visão prática do cliente?

Neste bate-papo é possível ouvir uma entrevista prática com um cliente de uma comercializadora varejista e entender, na visão dele, como foi o processo de migração.

Migrando para o varejista na visão do cliente

PrimeCast

Eduardo Spadaro, Diretor administrativo da Jomafer ferro e aço fala do histórico da empresa na relação com o mercado de energia desde a entrada para o Mercado Livre de Energia até a passagem para o mercado varejista.
Dez. de 2022 • 10min 15s

4º ponto: Entenda o papel da comercializadora varejista

Em resumo, no Mercado Livre de Energia a comercializadora varejista atua como sua representante, assumindo diversos encargos essenciais:

Compra de energia:

Negocia e compra energia em seu nome no mercado livre, buscando as melhores tarifas e condições.

Faturamento e atendimento:

Envia a conta de luz, oferece suporte ao cliente e resolve dúvidas sobre o fornecimento de energia.

Gestão de contratos:

Cuida de toda a burocracia relacionada à sua conta, desde a migração para o MLE até a renovação de contratos.

Assessoria especializada:

Orienta sobre o consumo de energia, indicando medidas para otimização e economia.

5º ponto: Faça uma análise da sua Demanda e Perfil de Consumo

Antes de iniciar a busca pela comercializadora ideal, é fundamental realizar um auto retrato detalhado do seu perfil de consumo:

Histórico de consumo

Avalie os últimos 12 meses de consumo de energia para entender seu padrão de uso.

Localização​

Identifique a região onde sua unidade consumidora está localizada, para entender as especificidades tarifárias do seu estado.

Ramo de atividade

É interessante realizar uma análise do seu tipo de negócio (indústria, comércio, etc. pois isso pode gerar alguma necessidade específica da sua estratégia energética.

Objetivos

Defina seus objetivos no MLE, como economia na conta de luz, energia renovável ou preço fixo.

6º ponto: Pesquise o universo das Comercializadoras Varejistas

Com um perfil bem delineado, é importante que você tenha um olhar ampliado para avaliar a experiência, a oferta de soluções e aspectos como transparência no atendimento das comercializadoras.

Pesquisa

Busque informações em sites, blogs e fóruns especializados no MLE (você pode também realizar buscas em redes sociais como o LinkedIn e o Instagram).

Comparação

Compare preços, planos, serviços adicionais e reputação de cada comercializadora.

Canais de comunicação

Entre em contato com as comercializadoras para tirar dúvidas e entender melhor sobre os modelos oferecidos.

7º ponto: Marque tópicos a serem observados para sua melhor escolha

Ao avaliar as comercializadoras, os seguintes critérios podem ser relevantes para você avaliar:

Histórico e solidez: Opte por empresas com experiência no mercado livre e boa reputação.
Variedade de planos: Avalie a diversidade de opções tarifárias e flexibilidade para atender às suas necessidades.
Preços competitivos: Compare os preços e modelos de economia oferecidos;
Atendimento de qualidade: Certifique-se da qualidade do atendimento ao cliente e dos canais de comunicação disponíveis.
Serviços adicionais: Avalie se a comercializadora oferece serviços extras, como gestão de consumo, auditorias energéticas ou geração solar.
Compromisso com a sustentabilidade: Verifique se a empresa possui iniciativas para fornecer energia renovável e práticas ecoeficientes.

8º ponto: Atenção aos termos, prazos, contratos e benefícios

A escolha da comercializadora varejista é uma decisão importante que impacta seus custos e futuro energético.
Priorizar empresas confiáveis e seguras é uma necessidade, assim como escolher àquela que pode oferecer uma cobertura mais completa de soluções.

Verifique as questões regulatórias:

Embora este segmento seja bastante consolidado, é sempre interessante verificar a veracidade de informações, como a licença válida para operar no MLE, emitida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Consulte o histórico:

Pesquise a reputação da empresa em sites como o Reclame Aqui e fóruns especializados.

Antes de assinar, leia atentamente todas as cláusulas do contrato para evitar surpresas.

Leia o contrato com atenção:

Antes de assinar, leia atentamente todas as cláusulas do contrato para evitar surpresas.

Fique atento a ofertas enganosas:

Desconfie de promessas de descontos exorbitantes ou tarifas muito abaixo da média do mercado.

9º ponto: Escolha realizada? Atenção aos movimentos da pós-migração

A jornada no Mercado Livre de Energia não termina com a assinatura do contrato. Pelo contrário, é na pós-migração que finalmente o horizonte da economia começa a se desenhar.
Por isso, essa fase também exige atenção para garantir que tudo esteja funcionando corretamente e que você esteja aproveitando ao máximo os benefícios.Como fazer isso?

Monitoramento do consumo:

É fundamental acompanhar de perto o consumo de energia após a migração. Isso pode ser feito através do site ou aplicativo da distribuidora ou da comercializadora de energia escolhida.

Como?

Com o apoio da comercializadora, analise os gráficos e relatórios de consumo para identificar padrões e possíveis oportunidades de economia. Compare o consumo com o período anterior à migração para verificar se houve redução efetiva.

Atenção às faturas:

As faturas no mercado livre podem ser um pouco mais complexas do que no mercado cativo. É importante contar com uma comercializadora que possa te explicar como elas são compostas e quais são os prazos de pagamento.

#De olho no Mercado

Comprada pela Shell em 2023, a aquisição da Prime Energy faz parte da estratégia do grupo de expandir a oferta de energia renovável no portfólio, na ambição por atingir a neutralidade de carbono em 2050.
Com ofertas que atendem diferentes frentes do mercado energético, a empresa oferece 4 opções para que seus clientes aproveitem os benefícios do Mercado Livre de Energia. Os modelos são:
1. Atacado
2. Autoprodutor
3. Varejo com Desconto Variável
4. Varejo com Desconto Fixo

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