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Por que o consumo de energia deve ser parte da estratégia do seu negócio?

Economia de energia

Pensar em um sistema de produção que gera menos impacto para o planeta tem sido cada vez mais importante para as empresas. O consumo consciente de energia nas empresas e uma abordagem mais sustentável já não é um grande diferencial no mundo dos negócios, e sim, o mínimo que muitos consumidores esperam.

Nesse texto queremos te ajudar a entender por que reduzir o consumo de energia na sua empresa pode fazer parte da estratégia sustentável do seu negócio.

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Sumário:

  1. Redução de Custos
  2. Menos impactos ambientais
  3. Previsibilidade de gastos e autonomia
  4. Valor de mercado
  5. Importância de uma comercializadora de energia

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Redução de Custos

Essa é uma das vantagens mais claras de ter o consumo de energia como elemento estratégico da sua empresa. Ou pelo menos uma das mais atrativas para os empresários.

Hoje em dia, existem uma série de medidas que podem tornar o seu custo com energia mais baixo, contemplando diferentes setores e portes de empresas.

Para aquelas que estão na baixa tensão, por exemplo, é possível contratar serviços como a energia por assinatura, que pode proporcionar uma economia de até 20% sobre o kWh.

Isso pode representar o valor de até 2 faturas no ano.

Já as empresas que estão em alta ou média tensão estão aptas a migrar para o Mercado Livre de Energia. Ao realizar essa mudança, é possível reduzir consumo de energia nas empresas em até 40% dos seus custos com energia.

Esse é um valor muito relevante para qualquer orçamento, podendo ser redirecionado para várias outras necessidades importantes para o desenvolvimento do seu negócio.

Por fim, vale lembrar também das ações de eficiência energética, que podem otimizar o consumo de energia das empresas, evitando desperdícios e tornando seu processo de produção mais econômico.

Menos impactos ambientais

A energia é um importante elemento na busca pela redução de emissões dos Gases do Efeito Estufa (GEE), o que é uma das principais medidas para impedir que a temperatura do planeta aumente mais de 1,5 °C neste século.

Sendo assim, espera-se cada vez mais que instituições públicas e privadas escolham fontes de energia renovável para manter suas atividades.

Além de ser uma medida que as tornam agentes ativos da transição energética, uma matéria da Forbes mostrou como empresas que se preocupam em reduzir seus impactos ambientais conseguem, inclusive, aumentar seus lucros.

Isso sem falar que a geração de energia renovável vem se tornando mais acessível ao longo dos últimos anos, podendo também contribuir reduzir o consumo de energia nas empresas.

No Mercado Livre de Energia, por exemplo, 41% da energia consumida é proveniente de geração solar, eólica, PCHs e biomassa, como mostra o Boletim Mensal de Junho da  Abraceel.

» Leia mais:

Previsibilidade de gastos e autonomia

Quando você encara o consumo de energia da sua empresa como elemento estratégico, você passa a ter mais autonomia e controle sobre quanto vai pagar na conta de luz.

Isso porque, quando 100% do seu consumo vem da distribuidora local através do Mercado Cativo, você está sujeito a todas as mudanças tarifárias que podem afetar o custo da energia.

Os consumidores do Mercado Livre de Energia estão mais seguros nesses casos, já eles podem escolher seu fornecedor, negociar preços e fazer contratos de curto ou longo prazo, a depender da sua estratégia.

Para isso, uma boa consultoria é fundamental para orientar esse processo de compra e garantir que você terá previsibilidade de gastos, reduzindo significativamente os impactos das oscilações do mercado.

» Para você: Conheça o Simulador de Economia do Mercado Livre de Energia

Valor de mercado

Como mencionamos anteriormente, empresas com práticas mais sustentáveis podem aumentar seus lucros, pois o perfil de consumidor que leva em conta a sustentabilidade no momento de decisão de compra tem se tornado mais comum.

Ou seja, as práticas sustentáveis podem fortalecer a reputação da sua empresa perante o mercado e aumentar a sua percepção de valor.

Hoje em dia, existem uma série de certificações que atestam o nível de sustentabilidade de uma empresa. Para conquistá-las, é preciso adotar uma série de boas práticas pré-estabelecidas.

O I-REC é um exemplo dessas certificações. Ele atesta que a energia consumida de um negócio é proveniente de fontes renováveis, o que reduz a sua emissão de GEE.

» Recomendação de material gratuito:

Veja um guia completo sobre o I-REC no mercado de energia renovável do Brasil.

Integrar o consumo de energia na estratégia do seu negócio não é apenas uma questão de economia, mas também de sustentabilidade, competitividade e inovação.

Empresas que adotam essa abordagem estão mais preparadas para enfrentar os desafios do futuro e para prosperar em um mercado cada vez mais consciente e exigente.

Importância de uma comercializadora de energia

Para aproveitar os benefícios da migração para o MLE como consumidores varejistas, por exemplo, a contratação de uma comercializadora varejista é fundamental. Parceira do Blog Mercado Livre de Energia, a Prime Energy é uma empresa que já atua há mais de 10 anos no setor elétrico brasileiro e a responsável por ofertar os produtos Shell Energy para consumidores empresariais no Brasil. Seja na baixa, média ou alta tensão, temos soluções específicas para te ajudar a economizar em seus gastos com energia.

Os profissionais que compõem a equipe de consultores da Prime Energy possuem ampla experiência e qualificação técnica comprovada por diversos clientes que já se beneficiaram de nossos serviços na área de administração do custo da energia elétrica.

O objetivo principal da Prime Energy é auxiliar os consumidores de energia elétrica a gerenciarem seus custos com energia, fornecendo informações que sirvam como ferramentas para o processo decisório desse gerenciamento e visando alcançar o menor custo por kWh consumido.

» Para saber mais sobre os serviços, acesse aqui ou clique no banner abaixo.

 

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